Blog: Julho Sem Plástico

06 de julho de 2022

 

O movimento Plastic Free July ou Julho Sem Plástico é uma campanha mundial para a conscientização sobre o uso de plástico, iniciada em 2011 pela instituição australiana Earth Carers Waste Education. 

O plástico é um dos maiores problemas ambientais da humanidade. Sua produção é extremamente poluente e agressiva ao meio ambiente. Mais de 90% do plástico é composto de derivados de petróleo, emitindo gases de efeito estufa desde a fase de extração até a sua completa decomposição.

Além disso, esse material demora mais de 400 anos para se decompor e se acumulam nos lixões e nos oceanos. Estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos a cada ano.

 

A situação é tão grave que alguns estudos apontam que até 2050 haverá mais plásticos do que peixes nos mares.

 

O Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico e recicla menos de 2% de todo esse lixo produzido, evidenciando que o problema por aqui é sério mesmo. 

Mas além dos plásticos que podemos ver (como embalagens, sacolas, canudos etc), existem os microplásticos ou plásticos invisíveis. São chamados assim porque são partículas minúsculas.

Um estudo Holandês, publicado recentemente pela Environment International, analisou amostras de sangue de 22 voluntários e encontrou microplásticos em 17 deles. Conforme detectado no estudo, os microplásticos podem entrar no corpo por várias formas: pelas vias aéreas, aquáticas ou através da comida ou de produtos de higiene e cosméticos.

 

Microplásticos são os principais poluentes dos oceanos e estão presentes em praticamente tudo o que usamos, inclusive nos produtos de higiene pessoal e nos cosméticos.  

 

O cenário, que já é preocupante, se considerarmos a quantidade de resíduos plásticos despejada diariamente no meio ambiente, nos deixando vulneráveis à contaminação, torna-se ainda mais alarmante pelo fato de que diversos produtos que usamos diariamente contém microplásticos na formulação, ou seja, dentro deles.

Podemos encontrar microplásticos em cremes, sabonetes, protetores labiais, esfoliantes e até em pastas dentais.

Além do risco de serem absorvidos pelo nosso organismo e gerar intoxicação, quando usamos produtos com microplásticos eles vão parar no oceano, pois literalmente escorrem pelos ralos. Uma vez no oceano, esses resíduos plásticos acabam virando comida para animais marinhos, colocando suas vidas em risco, além de contaminar as pessoas que se alimentam deles.

Sabemos que é difícil abolir 100% os plásticos do nosso dia-a-dia, mas precisamos estar mais conscientes sobre a real necessidade e uso deles, principalmente dos descartáveis, que podem ser facilmente substituídos por versões reutilizáveis.

Com algumas atitudes simples, podemos reduzir o consumo de plásticos em nossas vidas. Por exemplo:

 

  • Utilize ecobags para fazer as compras de mercado (imagine quantas sacolinhas plásticas você vai deixar de utilizar!).

 

  •  Se pergunte se cabe na bolsa! Às vezes aceitamos sacolinhas nas lojas para carregar itens bem pequenos. Totalmente desnecessário, né!

 

  • Carregue sempre uma garrafa de água ou um copo reutilizável. Isso irá evitar o consumo de vários copos e garrafas plásticas.

 

  • Sempre que possível opte por versões de cosméticos sólidos! As versões em barra de sabonetes, shampoo e condicionador economizam um monte de embalagens.

 

  • Escolha marcas comprometidas com a beleza limpa, que não utilizam microplásticos na composição de seus produtos. 

 

Que essas pequenas escolhas conscientes sejam parte da sua rotina nesse mês e durante todos os outros meses também. A mudança está em nossas mãos!

 

Referências: 

WWF-Brasil

https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico

 

UNEP 

https://www.unep.org/interactive/whats-in-your-bathroom/

 

 

Pague com
  • Pix
  • Wirecard
Selos

Us Clean Comércio de Cosméticos Ltda. - CNPJ: 37.291.288/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2023

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade